Charges

Pensando pelas Charges...



Raça e Etnia

A charge do cartunista Pestana aposta para um fenômeno importante, o preconceito contra os afrodescendentes no Brasil. Esse preconceito tem raízes no período colonial com a estrutura social formada pela escravidão. Mesmo após a abolição, os afrodescendentes tiveram que lutar para serem aceitos na sociedade, e essa luta continua em nossos dias atuais. Observando a charge podemos refletir sobre o papel da mídia sobre essa questão - será que a mídia reproduz o preconceito contra o negro existente no Brasil? 


Classes e Status

Podemos perceber nas charges abaixo uma visão bem humorada sobre as classes sociais e o status social. A forma de explorar as diferentes formas de organização da sociedade nos remete a uma questão: de que modo percebemos as diferenças de classes e status da nossa sociedade civil?


Criminalidade e violência

A violência designa um conjunto de comportamentos relacionados com a violação da lei. Ela tanto está relacionada com condutas individuais quanto a de grupos direcionadas contra indivíduos, grupos ou até mesmo instituições. A violência é seguida da criminalidade, em geral, como sequestro, roubo, assalta, espancamento, agressão física, assassinato etc. Os motivos são variados, entre eles pesquisadores associam a pobreza, o desemprego e à concentração de renda. As charges abaixo ilustram questões relacionados à violência e criminalidade.
Para refletir: Como podemos explicar a violência na sociedade brasileira? Quais as estratégias que podem ser tomadas para sua diminuição?



Nenhum comentário:

Postar um comentário